Notícias

LocalCultura

Tupanciretanenses conquistam prêmios no Enecamp 2024

07/11/2024 04:11:25

No domingo (3/11), o Parque Lauro Ricieri Bortolon, em Marau, RS, foi cenário de um espetáculo de tradição e competitividade ao sediar as etapas decisivas do 8º Encontro Estadual de Esportes Campeiros (Enecamp) e do 32º Aberto de Esportes, promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio da 7ª Região Tradicionalista.

O evento, que ocorre anualmente e teve sua 5ª edição consecutiva em Marau, reuniu participantes de várias localidades, celebrando a riqueza cultural e esportiva do tradicionalismo gaúcho. As atividades começaram na sexta-feira (1/11) com um congresso técnico, onde foi realizado o sorteio das primeiras fases das competições. As disputas iniciais, ocorridas no sábado (2/11), definiram os participantes que se enfrentaram nas etapas finais deste domingo.

Os vencedores foram homenageados em diversas categorias, como Jogo do Solo, Tetarfe, Tava e Bocha, com os concorrentes se destacando por suas habilidades e dedicação. Tupanciretã teve seus representantes recebendo premiação nos jogos, quando no Tetarfe Individual, o 4º lugar ficou com Carlos V. Shaffer da Costa, CTG Tapera Velha, 9ª RT. Na Tava Individual, o 4º lugar foi para Eloa Souza de Avila, da Entidade Nativista Taquarembó, 9ª RT.

Aos 57 anos, natural de Quevedos, Eloa reside na Caneleira, interior de Tupanciretã desde 1986. Ela conversou com a reportagem, destacando sua atuação:

"E agora em 2024 até eu nem ia ir na festa, porque tô com problema de saúde em casa, achei que não ia poder ir, foi tudo meio em cima da hora, meio correndo. Daí fui para levar o Vladimir, que no ano passado nessa data tava na UTI, e agora como ele tá melhorzinho fui viajar, daí cheguei lá, joguei de novo, e Graças a Deus mais uma vez a sorte estava do meu lado. Aí tirei o quarto lugar individual no Estado de novo, então me sinto muito feliz por Deus ter me agraciado duas vezes já nesse mesmo jogo, e as duas vezes no Estado". (Eloa 1)

Segundo Eloa, seu pai era muito bom neste esporte, o qual pode ter deixado este legado de geração para a filha, a qual lembrou de 2018, em Tupanciretã, se sagrou campeã do Estado e em Ijuí conquistou outro troféu, desta vez em equipe. A festividade, do ENECAMP é um verdadeiro tributo à tradição gaúcha, não só promove a competição esportiva, mas também fortalece laços de amizade e respeito entre as diversas heranças culturais.


  • Eloa 1
  • Eloa e Carlos
  • Eloa 2



Buscar
Categorias
Arquivos