Notícias

LocalEsporte

Tupanciretanenses fazem história na 20ª Travessia Torres–Tramandaí, maior ultramaratona de praia do Brasil

22/01/2026 11:01:10

O litoral norte gaúcho amanheceu em clima de festa no sábado (17). Às 6h da manhã, os ultramaratonistas da modalidade UlTTTra (84,4 km) foram os primeiros a largar da Ponte do Passo de Torres, dando início à 20ª edição da Travessia Torres–Tramandaí (TTT).

Considerada a maior ultramaratona de praia do Brasil, a TTT reuniu cerca de 5 mil corredores, número que reforça o crescimento da prova e sua consolidação no calendário esportivo nacional. A edição de 2025 também foi marcada por um recorde de atletas de Tupanciretã participando do evento.

Entre os tupanciretanenses esteve o redator da Rádio Tupã, Wendell Farias Pivetta, que integrou um quarteto misto na disputa dos 84,4 quilômetros. Ele relatou a experiência de vivenciar a ultramaratona em equipe, destacando especialmente a logística envolvida na prova:

“A organização entrega para nós o chip e, no nosso caso, ganhamos um bastão para ir realizando as trocas ao longo dos pontos da prova. Todo o restante ficou por nossa conta: hospedagem, transporte e toda a logística das trocas durante a corrida.

Tivemos a parceria da Pâmela Fernandes, que não pôde correr porque está grávida. Ela iria participar conosco no quarteto e é esposa do Tiago. A Pâmela foi uma das motoristas. Levamos dois carros para realizar as trocas, e o outro veículo ficou com o Leonardo Ferrari, nosso apoiador da Sport do Corpo. Os dois faziam essa condução.

No momento em que, por exemplo, o Douglas terminava o trecho dele, eu dava continuidade à prova. O Douglas já entrava em um carro e era deslocado para outra praia, enquanto eu seguia no percurso em linha reta dentro da prova. Enquanto isso, os carros faziam o deslocamento por fora, pela BR. Ou seja, a logística precisou funcionar muito bem durante toda a competição.

Além disso, fora da prova, tivemos também a logística de deslocamento de Tupanciretã até a praia. Alguns foram por meios próprios e outros participaram de uma excursão que organizamos. Conseguimos unir forças com outros atletas, aos quais agradeço a participação, assim como aos familiares.

Tudo isso engrandeceu ainda mais a participação nesta edição histórica, que foi a vigésima edição do evento.” (Wendell 1)

Na chegada, o cenário era de comemoração e alívio. Os atletas foram recepcionados com frutas frescas, bebidas geladas, espaços para alongamento, massagem, banheira de gelo e ativações de marcas parceiras. Mais do que a estrutura, o momento foi marcado pelo reencontro com amigos e familiares, transformando cada conquista individual em uma vitória coletiva.

Todos os corredores que completaram o percurso receberam uma medalha especial alusiva à 20ª edição da TTT, símbolo de resistência e da celebração de duas décadas de história da prova no litoral gaúcho. O quarteto tupanciretanense também contou com o apoio de empresas locais, fundamentais para facilitar o deslocamento e a execução da participação na ultramaratona.


  • atleta 2
  • atleta 1
  • atleta 3
  • atleta 4



Buscar
Categorias
Arquivos