Notícias

LocalPolícia

Tupanciretanenses sofrem golpe do falso WhatsApp, envolvendo inclusive, Coordenador de Esportes

22/04/2025 04:04:02

Na tarde desta terça-feira a redação recebeu a informação de uma onda criminosa sendo praticada no município, conhecida como falso WhatsApp.

O "golpe do falso WhatsApp" ou "golpe do perfil falso" no WhatsApp é uma fraude onde criminosos criam perfis falsos no aplicativo, usando fotos e informações de outras pessoas para se passar por elas. Os golpistas então entram em contato com as vítimas, normalmente contatos da pessoa que foi clonada, para pedir dinheiro, informações pessoais ou para aplicar outros golpes.

Com a conta falsa, os golpistas entram em contato com os contatos da vítima, pedindo dinheiro, informações bancárias ou solicitando que a vítima clique em links maliciosos.

No início do mês a vítima foi o Maratonista Douglas Padilha, e nesta terça-feira, o Coordenador de Esportes do Município, Lucas Castro, o Patinho, foi alvo, comentando para a reportagem que os golpistas tentaram dilubriar sua mãe, esposa e irmão. Horas mais tarde, o gerente de um Posto de Gasolina local também foi vítima, comentando com a reportagem sobre ir de imediato realizar um Boletim de Ocorrência.

Além de pedir dinheiro ou informações, os golpistas podem se passar por empresas, órgãos públicos ou serviços de atendimento, usando o perfil falso para enganar as vítimas e aplicar outros golpes. Se receber uma mensagem de um contato pedindo dinheiro ou informações, entre em contato com a pessoa por outro meio, como telefone ou outro aplicativo, para confirmar a veracidade da mensagem.

Bloquear o contato, denunciar no aplicativo, compartilhar informações sobre o ato e registrar um Boletim de Ocorrência são os melhores caminhos em caso da pessoa ser a vítima.


  • Golpe simulado



Buscar
Categorias
Arquivos