Notícias

LocalCulturaEducação

Última edição das Tardes da Cidadania em Tupanciretã ocorre neste sábado com atrações e serviços na Casa da Cultura

14/11/2025 11:11:17

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convida a comunidade para a última edição do ano das Tardes da Cidadania, que será realizada neste sábado, a partir das 15h, na Casa da Cultura. O evento encerra o ciclo de ações realizadas nos bairros ao longo de 2025, reunindo serviços públicos, atividades culturais e atendimentos voltados a toda a população.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Bárbara de Almeida Terra, destaca o propósito central da iniciativa:

"O evento foi idealizado para reunir todos os serviços públicos em um só lugar, oferecendo às pessoas a oportunidade de resolver, em um único dia, diversas demandas. Quem precisa buscar atendimentos na área de trabalho, emprego e renda poderá fazê-lo ali mesmo. Quem desejar ir ao CRAS ou atualizar o Cadastro Único também terá essa possibilidade.

Além disso, muitos precisam atualizar o cartão SUS, especialmente aqueles que residem temporariamente em outros municípios. Quando retornam ao município de origem, é importante que atualizem seus dados, tanto para validações necessárias em encaminhamentos — como exames e internações — quanto porque essas atualizações também aumentam o repasse recebido pelo município.

Teremos ainda inscrições para programas municipais, participação em grupos do Serviço de Convivência, cursos de artesanato e diversas outras informações. As pessoas poderão se orientar sobre tudo aquilo que tiverem interesse.

Todas as equipes do município, cada uma dentro de sua área, estarão presentes para esclarecer dúvidas e explicar como cada serviço funciona." (Bárbara 1)

A coordenadora do CRAS, Natana Moreira, comenta sobre o impacto positivo das edições anteriores e reforça a importância do acesso facilitado ao evento:

"Sentindo as necessidades de cada comunidade — porque cada bairro tem demandas diferentes — a proposta é que todos os secretários de governo e todas as equipes estejam presentes, ouvindo aquele público e se aproximando das pessoas que estão mais distantes do território.

A ideia de realizar agora a edição no Centro é justamente contemplar esses bairros mais centrais, que ficam no entorno, mas também alcançar os mais distantes. Por isso, Miguel, uma das ações que teremos nesta edição da Tarde da Cidadania é o transporte.

O evento será na Casa da Cultura — e em frente a ela — justamente para facilitar o deslocamento de quem mora na região central, mas reforço: todas as comunidades estão convidadas, inclusive aquelas que já receberam o evento em seus bairros.

Teremos transporte gratuito saindo às 14h40 da parada da quadra do Frigorífico, passando pela escola Flory e depois pela Avenida Rio Branco, na esquina em frente ao Universal. Assim, vamos até as periferias da cidade, alcançando os pontos mais distantes, para trazer o pessoal.

Então, você que mora mais longe e deseja vir de transporte, poderá contar com essa oferta gratuita." (Natana 1)

Além dos serviços públicos e orientações, a programação contará com atividades para todas as idades, incluindo vale-pipoca para as crianças, ações recreativas, atrações culturais e show cover do Mamonas Assassinas.

O evento é aberto a toda a comunidade.


  • Equipe da Cidadania



Buscar
Categorias
Arquivos