Os tachões, redutores de velocidade que desde 2009, o Conselho Nacional de Trânsito opõe-se a utilização transversalmente como redutor de velocidade e sonorizadores, foram implantados novamente e em novos pontos no município.
A redação da Rádio Tupã conversou com Ana Luiza, responsável do Setor de Trânsito de Tupanciretã, declarando o motivo da utilização do equipamento nas principais avenidas da cidade:
"Devido ao grande processo evolutivo do nosso município, o número de automóveis cresce de forma desordenada, o que é considerado como uma das razões que geram os problemas urbanos, diante disso, criou-se a Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012, que elaborou diretrizes para melhorar a mobilidade nos centros urbanos, promovendo o bem-estar social.
O objetivo do Departamento de trânsito é implantar a utilização de tachões no nosso município, de forma “temporal”, visualizando a curto prazo o resultado de constantes acidentes de trânsito, até mesmo com óbitos, nesses pontos específicos onde foram sinalizados e que a população e os órgãos competentes nos cobram diariamente soluções. O projeto foi acompanhado pelo Departamento de Trânsito, com engenheiro responsável pontuando os locais com maior índice de ocorrências e aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes.
Podemos destacar o grande fluxo de pedestres, principalmente crianças, no horário do meio-dia naquele trajeto. A direção de uma Escola, a qual protocolou pedido junto ao setor, tem vídeos de carros e motos em alta velocidade nesses horários colocando em risco a segurança e a vida de muitas pessoas.
A velocidade da via é 30km/h, mas chegamos a constatar veículos transitando com o triplo da velocidade permitida na Av. Coronel Luiz Azevedo.
Realmente, o trânsito faz parte de nossas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão grande. É necessário por um fim a esses acidentes diários. E só teremos isso com conscientização e educação no trânsito".
Há uma prática constante de vários municípios, em todos os estados, da utilização de tachões com essa finalidade, substituindo o apropriado uso de lombadas físicas.
Foto: Ingrid Cristina
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..