Notícias

LocalPolítica

Vereadora Carina Valau concede entrevista à Rádio Tupã

27/06/2023 10:06:33

Carina Santos da Costa Valau, Vereadora do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) concedeu entrevista à Rádio Tupã. A vereadora apresentou realizações de seu mandato, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, e cita o projeto Horta Escolar, um projeto-piloto aonde os alunos estão cuidando da produção de verduras e levam sua produção para casa, projetando o próprio consumo ou comercialização:

"A gente foi até Brasília com o Deputado Giovani Feltes, aprender desse projeto. Ficamos encantados, e quero te dizer que Tupanciretã é o município pioneiro desse projeto. Não existe no Rio Grande do Sul esse projeto. Lugar mais perto desse projeto de horta escolar se não me falha a memória é São Paulo, e depois é no Norte. Até quando ele estiver em pleno funcionamento dessa última vez que estive em Brasília, a responsável a Keilane pelo projeto diz que Tupanciretã no Estado por ser um projeto-piloto, os demais municípios virão aqui adquirir conhecimento sobre esse projeto da horta. E aqui eu quero te dizer que eu quero dar os parabéns, porque sozinho tu não faz nada, então eu quero parabenizar a parceria da Secretaria da Educação". (Carina 1)

O projeto será aplicado no município, e está em detalhes com a Secretaria de Educação para iniciar. Outro assunto importante, é a tratativa para haver retorno das linhas de ônibus com destino a Jari, Santiago e Cruz Alta. Carina afirma ter se reunido com a Planalto, e irá realizar neste mês, uma reunião com a gerência da empresa, acompanhada de lideranças dos municípios vizinhos e locais, como o Prefeito Gustavo H. Terra, para reativar estas linhas de transporte:

"Nossa saúde mudou para Santa Maria, mas assim mesmo também tem muitos pacientes da oncologia, da hemodiálise, que ficaram para o lado de Cruz Alta. A administração não tem perna e braço para tanto, para levar para a saúde de Santa Maria, levar para Cruz Alta, então pensando nisso, pensando que nós não temos mais a linha Santiago, não tenho mais a linha Jari, há anos nós tínhamos essa linha, depois da pandemia não teve mais como sustentar ela, pensando que Júlio de Castilho não tem mais rodoviária, é um ponto de embarque, se tu mandares uma mercadoria para Cruz Alta, ela vai ter que ir até Santa Maria, tu vai pagar, e de Santa Maria tu paga ela para voltar para Cruz Alta. Da onde vai tirar tanto dinheiro para isso aí, fora que se não voltar as linhas atuar, a rodoviária de Tupanciretã não tem como se manter de pé, vai acabar fechando também, então pensando nisso a gente foi até o Daer" (Carina 2)

A data desta reunião, com o local, será divulgada na programação da Rádio Tupã, visando também a participação da população, conforme a vereadora cita, ser fundamental para as mudanças ocorrerem de maneira positiva. 


  • Carina Valau



Buscar
Categorias
Arquivos