Cezar Braz, Supervisor Comercial da Financeira ViaCerta Banking, concedeu entrevista à Rádio Tupã, para tratar do assunto de golpes em sistemas financeiros online. Ele cita no início da entrevista, sobre a procura dos golpistas pelo tipo de vítima:
"O público mais vulnerável, então, é a pessoa às vezes pouco menos esclarecida, ou que tá muito no meio tecnológico, ou que sei lá, sofre alguma abordagem que fisgue ele através então, geralmente esse pessoal mais vulnerável, que é mais propenso a cair. Então às vezes também tem situação de gente próxima também que vai lá tentar ajudar e acaba pegando senha, pegando alguma informação ali para usar, para fazer o golpe. Proteção, se proteger cada um, sei lá, você ganha uma senha, guardar sua senha, anotar, se é um cartão de crédito, via internet, ter um cuidado também da instituição que tá comprando, se é uma ligação através do que alguma instituição vai ofertar algum produto, saber se a pessoa conhece o número, ou não atender, ou perguntar para alguém que tem conhecimento. Na ViaCerta Banking, por exemplo, quem que é a moça que atende lá". (Cezar 1)
Cezar enfatiza que o anunciante, ao ligar para o cliente, ele já conta com os dados dessa pessoa, então é importante que a pessoa ao atender uma ligação, não passe seus dados pessoais. Cezar utiliza o exemplo da empresa, de como opera seu atendimento para ofertar crédito ao cliente:
"Nós, a pessoa se identifica, tem um número, uma central, então vai ter números diferentes, então lá os colegas se identificam da ViaCerta, falam o nome, tem os dados e o contrato que foi feito. Um exemplo: se eu fiz um plano safra há um ano, este plano serve para o atendente falar, ó, senhor tal, fez um ano atrás um contrato no valor tal, pagou tal dia, o atendente dá indícios, o senhor mora aqui então, dá indícios que conhece a pessoa, mas o número ele é de fato diferente, mas mesmo que for nós, o pessoal do nosso CallCenter, não tem assim, a importância dessa pessoa ligar para uma loja local e relatar: alguém me ligou lá da Matriz, mas eu vou falar com a moça lá, eu vou falar com a moça de Santa Maria, confirmar, mas olha, alguém me ligou desse número, falou que é tal pessoa, que eu fiz o contrato eu posso dar andamento com esse colega? Pode. Então é bom se certificar". (Cezar 2)
Nestes momentos de oportunidade, é sempre importante a pessoa ter paciência, e tirar o máximo de dúvidas com outra fonte, sobre a seguridade deste novo processo. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitias da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..