Notícias

Economia LocalPolítica

Vice-prefeito Márcio Teixeira Dias concede entrevista sobre a safra da Soja em Tupanciretã

04/02/2022 10:02:29

Divulgado pelo IBGE no dia 3 de fevereiro, Tupanciretã terá uma estimativa quanto ao Soja sequeiro de 1.140 kg/ha (19 sacas/ha) e o Soja irrigado 3.000kg/ha (50 sacas/ha). Este senso reflete em uma quebra significativa, deixando a média a baixo dos 50% se comparado aos anos de safra normal.

O chefe do escritório da Emater em Tupanciretã, Gilberto Welzel, afirma que as perdas no milho grão sequeiro e milho silagem estão em torno de 80% a 100%. Neste momento de extrema dificuldade causadas pela estiagem severa, e após reunião de representantes tupanciretanenses com o IBGE, o Vice-prefeito de Tupanciretã, Márcio Teixeira Dias, concedeu entrevista à Rádio Tupã trazendo esperanças.

“A avaliação no momento, a gente tem uma perspectiva que possamos ainda, em algumas culturas, termos uma pequena melhora, desde que, retornem as chuvas daqui para frente.” (Márcio Teixeira Dias 1)

Mesmo com uma pequena esperança neste momento de crise, Márcio chama a atenção também para o detalhe da irrigação. Mesmo com o acúmulo de água e utilização correta da tecnologia, a temperatura severa superaqueceu a temperatura da água, prejudicando a planta, como ele nos conta:

“Imagina que estando irrigando, estamos produzindo normalmente, e não é isso. Com a temperatura elevada não tem como, e veja bem que nós temos sim com essa tendência, se não der chuvas boas, em muitas lavouras, principalmente quem não plantou a cultura precoce, ele não consegue irrigar na mesma sequência e no mesmo volume de milímetros por hectare, dentro da necessidade da cultura, por que ele não terá mais água devido a evaporação teremos mais perdas com certeza.” (Márcio Teixeira Dias 2)

Outro assunto que preocupa aos produtores, é a questão do milho. Mesmo com um quantitativo de produção, a qualidade da planta está muito abaixo do esperado, prejudicando a produção de silagem, influenciado no alimento da vaca, por exemplo, que produz o leite para as famílias.

“Nós estamos buscando muita silagem fora do município, já faz uma semana e pouco, buscando a qualidade, buscando o grão neste volumoso. Muitos aqui fizeram a silagem da palha do milho, então hoje nós tínhamos uma previsão de colhermos 110 sacos por hectare no sequeiro, e hoje ficou estabelecido em torno de 25. É o mínimo que se conseguiu até o momento.” (Márcio Teixeira Dias 3)

A previsão do tempo é favorável nos próximos dias para à Terra da Mãe de Deus, porém o futuro está incerto.

Segundo Marcio Dias, em Tupanciretã os prejuizos financeiros estimados para a safra de soja são da ordem de 940 milhoes de reais. No total dos produtos agricolas na safra do verão 21/22 deve atingir 1 bilhão e 200 milhoes de reais e no município como um todo dever atingir 2 bilhões e 100 milhoes de reais.

Márcio Dias também falou sobre a questão do seguro e seus valores para os produtores, este assunto completo está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • VICE-PREFEITO MÁRCIO TEIXEIRA DIAS



Buscar
Categorias
Arquivos