Notícias

Economia Local

Viviane Soares Rodrigues, Coordenadora Municipal do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil, concede entrevista à Rádio Tupã

30/06/2022 10:06:18

Na manhã de quinta-feira, a Rádio Tupã recebeu no programa Variedades, Viviane Soares Rodrigues, Coordenadora Municipal do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil.

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

"Hoje no nosso município a gente tem um pouquinho mais de 4 mil famílias cadastradas junto ao Cadastro Único do Governo Federal. Dessas, mil oitocentas e poucas famílias, são habilitadas nessa, enquadram nos requisitos, por exemplo, do auxílio Brasil dentro destas, quatro mil famílias onde a gente identifica mais de 1.500 famílias em situação de extrema pobreza, onde a renda familiar não passa ali per capita, renda familiar per capita por pessoa não passa aí do R$ 100. Depois a gente tem 500, um pouquinho mais de 500 famílias em situação de pobreza onde a renda vai até mais ou menos R$ 200. Depois, de baixa renda que são aquelas que tem a renda per capita de até meio salário mínimo, a gente tem um pouco mais de 800 famílias". (Viviane 1)

Viviane conta sobre o cadastro no município, aonde a população carente pode realizar sua visita, e ser assistida e auxiliada pelo município:

"O nosso atendimento é junto ao Cras né, o Cras fica ali na Rua Capitão Amorim, vizinha aqui da Rádio, ali um pouquinho antes do da Unidade Básica de Saúde, onde era o antigo posto de saúde, aí a gente até pela questão de fluxo de pessoas né como a gente tem bastante fluxo porque tem outros trabalhos lá, a gente faz o atendimento por agendamento. Então você liga para lá ou vai ali e agenda um dia e o horário. Nesse dia e nesse horário aí uma pessoa do grupo familiar ela vai ser então o chamado o responsável familiar. Ele que vai levar a documentação pessoal e a documentação de todos os membros desse grupo familiar, e vai prestar uma entrevista naquele dia hora marcada. Os documentos eles tem que ser todos originais que a gente só faz uma conferência, não fica com nenhum documento, mas é importante que eles sejam originais" (Viviane 2)

Nos casos de alteração, quando o grupo familiar reverte sua situação financeira, é importante que o cadastro seja atualizado no ato, pois o município conquista recursos com os cadastros atualizados. Viviane também fala, que agora o Governo Federal irá disponibilizar o auxílio gás, além dos cursos profissionalizantes em nosso município. Para as famílias terem acesso, é necessário o cadastro atualizado. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Viviane Rodrigues



Buscar
Categorias
Arquivos