A noite desta terça-feira (17) foi marcada por um eclipse lunar parcial. E, dessa vez, ela pode ser vista em todo o Brasil.
Com inúmeras tentativas e ângulos, os aficionados pelo evento buscam fotografar, e realizado às 23 horas e 40 minutos do dia 17 de setembro de 2024, na cidade de Santa Maria, Fabricio Colvero, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico, e apesar do projeto possuir potentes telescópios, desta vez mostrou que é possível praticar astronomia também com binóculos, sendo este muitas vezes o equipamento recomendado para iniciantes.
Para facilitar o registro, Fabricio utilizou um suporte para o celular, onde ele fica acoplado a uma das lentes do binóculo.
Fabricio também explica que os melhores binóculos para astronomia são os que possuem pouco aumento, geralmente na ordem de 10 a 15 vezes, e com objetivas de pelo menos 50mm. Ele também reforça que em hipótese alguma, estes equipamentos podem ser utilizados para observar o Sol, podendo causar danos instantâneos e permanentes à visão. O evento foi todo transmitido pelo Observatório Nacional.
Neste ano, há ainda um eclipse que poderá ser visto no Brasil: o eclipse solar anular no dia 2 de outubro.
Fonte e foto: Bate-Papo Astronômico
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..