Notícias

LocalSaúdeEducação

Voluntários de Tupanciretã relatam experiência vivida em Roca Sales

19/09/2023 10:09:52

Na sexta-feira, dia 15 deste mês, os voluntários de Tupanciretã, em uma equipe formada pela Prefeitura de Tupanciretã, dos Bombeiros Voluntários, Rotary Club Tupanciretã e Agropecuária São Diogo, seguiram até Roca Sales, realizar uma missão de limpeza e reconstrução da cidade afetada pelas constantes chuvas no Estado.

Retornando a Terra da Mãe de Deus, Luis Afonso Costa, Bombeiro Voluntário, e Gerson Moraes, Secretário de Obras do município, concederam entrevista à Rádio Tupã, relatando esta vivência de solidariedade, e Gerson destaca que a partir de uma reunião entre secretário e os Bombeiros Voluntários, nasceu a parceria da iniciativa:

"Cheguei no outro dia, falei para o prefeito Gustavo: "prefeito, ontem aconteceu isso e isso, até não sei porque que eu fui lá, mas eu fui, e eu vou tentar marcar uma reunião com o Billy e o Luiz Afonso, os Bombeiros Voluntários, para nós fazer uma operação em Roca Sales. O que o senhor acha?" - Muito bem. Uma boa. E daí quando eu ia sair, o prefeito me perguntou que horas vai marcar reunião. Eu digo: vou marcar reunião mais ou menos ali pelas 15 horas, 14:30. - Ele olhou para mim e disse: se for 15 horas, eu vou contigo, que eu tenho um compromisso às 15:30, mas eu dou uma passada antes. - Eu digo feito. Liguei para o Luiz Afonso, dei um Ok, 15 horas, falei com o prefeito, 15 horas nós tava lá, o prefeito sentou na mesa, daí conversamos um pouco, era umas 15:15 ele disse: infelizmente eu vou ter que sair, vou ter que sair porque eu tenho um compromisso que eu não posso adiar, mas o que o meu secretário decidir, tá decidido, eu assino embaixo, e ali começou a nossa saída pra Roca Sales". (Gerson 1)

A reunião aconteceu na quarta-feira, no dia seguinte o Executivo Municipal emitiu o Decreto nº 6731, autorizando o Secretário de Obras com sua equipe, a auxiliar na intervenção humanitária. Gerson destaca o imenso agradecimento a sua equipe, pois todos foram de bom grado, no fim de semana, até a missão. Diante de muito trabalho, um fato acabou chocando os voluntários, quando Luis Afonso precisou auxiliar um morador de Roca Sales, o qual teve seus pertences furtados:

"Depois o Billy que me relatou até, esse seu Fábio, ele tem um filho pequeno, e aí ele tava na casa dele, aí uma vizinha chamou, e ele para ajudar ela, ele saiu da casa com o menino. Quando ele olhou para trás, assim, a casa tava indo embora. A casa dele foi embora com tudo. Daí ele ficou sem nada, daí um pastor saiu dali, foi embora, cedeu esse prédio para ele ficar com as coisas lá dentro, daí os ladrões entraram na casa e acabaram furtando os pertences dele". (Luis 1)

Luis completa que a moradia abandonada, afetada também pela água, estava sem a porta principal, de acesso à rua, sendo preciso instalar novamente. A vivência completa, dos voluntários e os relatos, está disponível na entrevista completa, nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Gerson Moraes e Luis Afonso



Buscar
Categorias
Arquivos